Aquecimento Global

Global Warming

Warming ‘very likely’ human-made

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, um organismo formado por duas organizações das Nações Unidas, nomeadamente a Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, prepara-se para anunciar que a causa provável do Aquecimento Global é mesmo o próprio homem. Provável? Sim, bastante provável até, com uma probabilidade superior a noventa por cento diz o mesmo painel. Afinal, e ao contrário do que alguns, poucos, cientistas continuam a teimar, o Aquecimento Global não é mais um ciclo da vida do nosso planeta, mas sim um problema nosso.

E enquanto se discute, se o Homem é ou não culpado pelo Aquecimento Global, o mundo continua a sofrer. A sofrer e a piorar. Ano após ano, temos vindo a notar, por este mundo fora, as Mudanças Climatéricas a surtirem efeito. Mas, mesmo assim, pouco (ou nada) é feito para inverter esta tendência. Até quando, é que os líderes mundiais, irão continuar a adiar, mais uma vez, uma estratégia, que tente combater este “erro humano”?

BBC News – France ‘dims’ for climate protest

Enquanto isso, em França, e um pouco por toda a Europa, apagaram-se as luzes, durante cinco minutos, numa campanha, com o objectivo de sensibilizar a população para os efeitos do Aquecimento Global. Monumentos como a Torre Eiffel em Paris, o Coliseu em Roma, a Puerta de Alcalá em Madrid, ou o Parlamento Grego em Atenas, entre outros, juntaram-se também à campanha.

Para mais informações, ver ainda: IPCC, WMO, UNEP, Global Warming: Early Warnings Signs, An Inconvenient Truth.

Anúncios

16 thoughts on “Aquecimento Global

  1. O aquecimento glogal é um problema antigo, também muito polêmico que está sendo debatido nos dias atuais. O aquecimento já pode ser sentido, as mudanças climáticas são um dos resultados deste super aquecimento. Resumindo, este site é interessante para o melhor entendimento da população.
    Fiquem em paz, serenidade
    Pensem nisso!

  2. Aquecimento Global…
    Causa: Homem Responsabilidade:Homem
    Solução: Homem
    Todo esse problema que vem acontecendo em nosso meio ambiente vem trazendo grandes danos não só a nós, mas sim para todas as outras futuras gerações.
    Naõ devemos pensar que isso nao é um problema meu, pelo contrário, deve começar de cada um de nós.
    Aquecimento Global… Aquecimento Global…Aquecimento Global…Decadencia para todo o local!!!

  3. bom dia a todos,nossa que calor faz hoje, mas direcionando ao assunto o aquecimento global é um problema de todos nos estamos sofrendo com as mudanças climaticas e tambem com as secas, enfim, nos er humanos devemos nos sensibilizarcom os nossos atos, estamps destruindo pouco a pouco o nosso planeta.

  4. pois.. isto do aquecimento global está a dar cabo nao so apenas no nosso habitat mas como tambem, nos, seres humanos estamos sofrendo as suas consequênsias.. obrigado, ajudaram’me bastante em mais uma pesquisa*

    xau xau**

  5. Aquecimento Global
    Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, conseqüências, aumento da temperatura mundial,
    degelo das calotas polares, gases poluentes, Protocolo de Kyoto, furacões, cliclones, desertos, clima

    Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global

    Introdução
    Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

    A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.

    Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, gás carbônico e, principalmente, monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.

    Conseqüências do aquecimento global
    – Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
    – Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas em nosso planeta;
    – Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
    – Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

    Protocolo de Kyoto
    Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

  6. Aquecimento global??!!

    O aumento na tempreratura ou a escolha de muitos…

    Parcialmente falando não e facil apenas falar e não fazer… muitos tem conhecimento mas não tem atitude!!

    Seja por questão de consciência… o importante e vermos e tentarmos modificar..seja pelo bem proprio ou pelos que viram…

    Por isso vá a praia antes que ela vá até você!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s